quarta-feira, 1 de março de 2017

Recicle Poesia



Poesia e Canção, Literatura e Música

"O modelo da canção urbana brasileira que se solidifica em Noel Rosa é o modelo que permaneceu ecoando pelos cinqüenta anos seguintes,

produzindo um repertório vasto e cuja posição é de absoluta

centralidade na cultura social brasileira. Canções são assim.

Minúsculas imbricações de música e letra que, quanto mais passa o

tempo, mais adquirem ressonâncias musicais e sociais que em muito

ultrapassam a sua modéstia e sua despretensão." (CHAVES 136:2006)



Módulo 1

Conversa sobre Mito de Orfeu, Primórdios da poesia grega, Trovadores Medievais na península

ibérica, Vinícius de Moraes e Orfeu Negro, Letras de  Música na Bossa Nova (voz e violão).

Exercícios práticos com grande grupo: letra, voz e melodia a partir de escaleta, violão e percussões

leves. Arthur Nestrovski na abertura da Série Cancionistas: Música de Hoje, UNIMÚSICA 2009

define canção: “Não se trata simplesmente de musicar um poema, ou compor versos para uma

melodia; e sim de inventar um bom casamento entre poesia e música.”



Módulo 2

Poesia contemporânea em sarau: Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto,

Ferreira Gullar, Paulo Leminski e Manoel de Barros. O papel da canção  enquanto o lugar da

poesia na contemporaneidade. Versos, sons e ritmos (análise de recursos poéticos que podem ser

aplicados à canção). Exercícios de escrita livre com grande grupo: rimas, onomatopéias, aliterações,

citações intertextuais, prosódia, neologismos, etc. Aproximações de João Cabral e João

Gilberto:  modo cabralino e modo bossa novístico (sem excessos, sem derramamentos)


Módulo 3

Canção é Literatura? Se sim, é um gênero literário? Estudiosos da canção no Brasil (Bruno Kiefer,

José Ramos Tinhorão, Marcos Napolitano, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Magno Melo, etc). O

cancionista de Luiz Tatit: teses principais e resumo das dicções de cantautores nacionais.


Módulo 4

Vídeo DVD Palavra Encantada

Brasil/2008

       Reflexão entre música popular e poesia vista como literatura. Imagens da

encenação de Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto  na França com

música de Chico Buarque e ainda Dorival Caymmi nos anos 40 do século XX cantando

e tocando O mar ao violão.

Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo


Módulo 5

Exercícios de Leitura Dirigida: poesia, crônica, jornais diários e blogosfera

Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo: A metapoesia e a metacanção.

Vídeo no Youtube com cancionista falando sobre seu processo de criação de canções


Módulo 6

Poesia e Canção – “Insensatez” de Tom e Vinícius mais Dor elegante de Paulo Leminski e Itamar

Assumpção

Leitura e análise de poesia e audição de canções comentadas

Exercícios de Criação Livre em parceria

Módulo 7

Crônica e Canção - Chico Buarque, Morro Dois Irmãos; Faroeste Caboclo de Renato Russo

Exercícios de Escrita Livre de narrativa com comentários no grande grupo. Estudo sobre narrador e

eu lírico





Módulo 8

Conto e Canção - Gente Humilde de Chico Buarque, Garoto e Vinícius de Moraes

Leitura e análise de contos (O pescador e sua alma; de Oscar Wilde e ;A terceira margem do rio;

de Guimarães Rosa) e audição de canções comentadas

Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo


Módulo 9

Vídeo DVD Vinícius

Brasil/2005

      Homenagem a Vinícius de Moraes, mostrando sua vida, obra, família, amigos e

amores de Vinícius de Moraes,    autor de poesias, letras de músicas e canções. A

essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as interpretações de muitos de seus

clássicos.

Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo


Módulo 10

A Canção abrindo-se em gomos: peculiaridades da letra enquanto poesia, o

trabalho de harmonia e melodia (tônica e dominante) casando com as imagens vindas da

palavra. Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo. Poesia Desencanto de

Manuel Bandeira e Noite de São João; de Fernando Pessoa.


Módulo 11

A fala popular, a gíria, a cartografia do social e do poético

      A transformação do samba em ritmo nacional e a identidade brasileira no Estado

Novo (RJ anos 30)

O rap como linguagem das ruas, Racionais MCs, MV Bill, Sabotage, etc

       Noel Rosa e Semana de 22, Moreira da Silva e o samba de breque, Adoniran

Barbosa, Premeditando o Breque e Chico Science

Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo


Módulo 12

A lírica amorosa, rimas recorrentes nesse tema, noções de ritmo aplicadas à voz e exercícios

deliberados de intertextualidade (influências, citações, homenagens, transcriações e recriações).

Melodias longas e demoradas, marca do amor em canção. Linha evolutiva da canção brasileira e os

sons que vem das ruas. A musa urbana de João do Rio, a canção e a alma encantadora das ruas.


Módulo 13

Motz el son (palavra e melodia) dos trovadores medievais, séc. XII .

Pratica com assovio, voz e escala de C (dó+) na escaleta (somente teclas brancas)

      Poesia e composição cancional: inspiração e trabalho de arte oscilando entre dois

pontos extremos

      João Cabral de Melo Neto, Poesia e Composição e Considerações sobre o poeta

dormindo


Módulo 14

Produção de uma ou mais canções coletivamente com o grupo de oficinandos (Escrita Musical para

registrar e equipamentos de áudio e vídeo para gravar).


Módulo 15

Bate papo com cancionista/cantautor ao vivo

Presença de um artista (ou skype) para conversa poético-musicada com oficinandos falando de seu

processo de criação de poesias e/ou canções. Exercício prático de composição em grupo.

Adequação letra, música, arranjo, timbres, processo de gravação e etc


Módulo 16

Sarau de encerramento: Richard Serraria, voz, violão, poesias e sopapo mais participações

especiais e/ou citações/referências ao material criado em conjunto ao longo dos encontros

Nenhum comentário: