Poesia e Canção, Literatura e Música
"O modelo da canção urbana brasileira que se solidifica em Noel Rosa é o modelo que permaneceu ecoando pelos cinqüenta anos seguintes,
produzindo um repertório vasto e cuja posição é de absoluta
centralidade na cultura social brasileira. Canções são assim.
Minúsculas imbricações de música e letra que, quanto mais passa o
tempo, mais adquirem ressonâncias musicais e sociais que em muito
ultrapassam a sua modéstia e sua despretensão." (CHAVES 136:2006)
Módulo 1
Conversa sobre Mito de Orfeu, Primórdios da poesia grega, Trovadores Medievais na península
ibérica, Vinícius de Moraes e Orfeu Negro, Letras de Música na Bossa Nova (voz e violão).
Exercícios práticos com grande grupo: letra, voz e melodia a partir de escaleta, violão e percussões
leves. Arthur Nestrovski na abertura da Série Cancionistas: Música de Hoje, UNIMÚSICA 2009
define canção: “Não se trata simplesmente de musicar um poema, ou compor versos para uma
melodia; e sim de inventar um bom casamento entre poesia e música.”
Módulo 2
Poesia contemporânea em sarau: Carlos Drummond de Andrade, João Cabral de Melo Neto,
Ferreira Gullar, Paulo Leminski e Manoel de Barros. O papel da canção enquanto o lugar da
poesia na contemporaneidade. Versos, sons e ritmos (análise de recursos poéticos que podem ser
aplicados à canção). Exercícios de escrita livre com grande grupo: rimas, onomatopéias, aliterações,
citações intertextuais, prosódia, neologismos, etc. Aproximações de João Cabral e João
Gilberto: modo cabralino e modo bossa novístico (sem excessos, sem derramamentos)
Módulo 3
Canção é Literatura? Se sim, é um gênero literário? Estudiosos da canção no Brasil (Bruno Kiefer,
José Ramos Tinhorão, Marcos Napolitano, José Miguel Wisnik, Luiz Tatit, Magno Melo, etc). O
cancionista de Luiz Tatit: teses principais e resumo das dicções de cantautores nacionais.
Módulo 4
Vídeo DVD Palavra Encantada
Brasil/2008
Reflexão entre música popular e poesia vista como literatura. Imagens da
encenação de Morte e Vida Severina de João Cabral de Melo Neto na França com
música de Chico Buarque e ainda Dorival Caymmi nos anos 40 do século XX cantando
e tocando O mar ao violão.
Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo
Módulo 5
Exercícios de Leitura Dirigida: poesia, crônica, jornais diários e blogosfera
Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo: A metapoesia e a metacanção.
Vídeo no Youtube com cancionista falando sobre seu processo de criação de canções
Módulo 6
Poesia e Canção – “Insensatez” de Tom e Vinícius mais Dor elegante de Paulo Leminski e Itamar
Assumpção
Leitura e análise de poesia e audição de canções comentadas
Exercícios de Criação Livre em parceria
Módulo 7
Crônica e Canção - Chico Buarque, Morro Dois Irmãos; Faroeste Caboclo de Renato Russo
Exercícios de Escrita Livre de narrativa com comentários no grande grupo. Estudo sobre narrador e
eu lírico
Módulo 8
Conto e Canção - Gente Humilde de Chico Buarque, Garoto e Vinícius de Moraes
Leitura e análise de contos (O pescador e sua alma; de Oscar Wilde e ;A terceira margem do rio;
de Guimarães Rosa) e audição de canções comentadas
Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo
Módulo 9
Vídeo DVD Vinícius
Brasil/2005
Homenagem a Vinícius de Moraes, mostrando sua vida, obra, família, amigos e
amores de Vinícius de Moraes, autor de poesias, letras de músicas e canções. A
essência criativa do artista e filósofo do cotidiano e as interpretações de muitos de seus
clássicos.
Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo
Módulo 10
A Canção abrindo-se em gomos: peculiaridades da letra enquanto poesia, o
trabalho de harmonia e melodia (tônica e dominante) casando com as imagens vindas da
palavra. Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo. Poesia Desencanto de
Manuel Bandeira e Noite de São João; de Fernando Pessoa.
Módulo 11
A fala popular, a gíria, a cartografia do social e do poético
A transformação do samba em ritmo nacional e a identidade brasileira no Estado
Novo (RJ anos 30)
O rap como linguagem das ruas, Racionais MCs, MV Bill, Sabotage, etc
Noel Rosa e Semana de 22, Moreira da Silva e o samba de breque, Adoniran
Barbosa, Premeditando o Breque e Chico Science
Exercícios de Escrita Livre com comentários no grande grupo
Módulo 12
A lírica amorosa, rimas recorrentes nesse tema, noções de ritmo aplicadas à voz e exercícios
deliberados de intertextualidade (influências, citações, homenagens, transcriações e recriações).
Melodias longas e demoradas, marca do amor em canção. Linha evolutiva da canção brasileira e os
sons que vem das ruas. A musa urbana de João do Rio, a canção e a alma encantadora das ruas.
Módulo 13
Motz el son (palavra e melodia) dos trovadores medievais, séc. XII .
Pratica com assovio, voz e escala de C (dó+) na escaleta (somente teclas brancas)
Poesia e composição cancional: inspiração e trabalho de arte oscilando entre dois
pontos extremos
João Cabral de Melo Neto, Poesia e Composição e Considerações sobre o poeta
dormindo
Módulo 14
Produção de uma ou mais canções coletivamente com o grupo de oficinandos (Escrita Musical para
registrar e equipamentos de áudio e vídeo para gravar).
Módulo 15
Bate papo com cancionista/cantautor ao vivo
Presença de um artista (ou skype) para conversa poético-musicada com oficinandos falando de seu
processo de criação de poesias e/ou canções. Exercício prático de composição em grupo.
Adequação letra, música, arranjo, timbres, processo de gravação e etc
Módulo 16
Sarau de encerramento: Richard Serraria, voz, violão, poesias e sopapo mais participações
especiais e/ou citações/referências ao material criado em conjunto ao longo dos encontros
Nenhum comentário:
Postar um comentário